Alberto Mvundi

Alberto Mvundi e sua família Galaico Angolana fazem as delícias das culturas mestiças do mundo da lusofonia e o orgulho de nossas culturas Afro e Europeias !

Alberto é um cantautor animado por ritmos que o remetem à sua origem Africana. Com palavras simples, directas e inocentes sobre a realidade dum Angolano expatriado, alcança os corações dos seus ouvintes. Na sua performance, as suas melodias intuitivas e aparentemente simples aliam-se a a ritmos complicados alusivos à sua raiz, onde todos cantam apesar (e talvez por causa) do sofrimento.

Alberto não pode, nem quer, esquecer Angola. Nos seus temas está presente um apelo à convivência pacífica entre diferentes culturas… O sonho do imigrante Europeu, a família que deixou para trás e a busca dum futuro melhor convertem-se em canções singelas que interpreta em Português ou em Quimbundo, o seu dialecto.

Pertence a uma nova geração de músicos Angolanos que têm Lisboa, e não Luanda, como referência urbana e, apropriando-se de vários estilos e instrumentos, deixa-se influenciar pelo seu espaço circundante sem, no entanto, perder a sua identidade. Ritmos tradicionais como o Kizomba, o Kilpanga e o Semba e também Reggae e Morna, Rock e Jazz, confluem neste trabalho sem fronteiras musicais. Representa, assim, a nova expressão Angolana, o elo de ligação entre o passado com o presente, e com as mãos dadas com o resto do mundo, coloca no horizonte o futuro da humanidade.