

Lindu Mona
Bantu (2010)
Fruto da pesquisa dos sons mais tradicionais angolanos, os Lindu Mona apresentam o seu segundo álbum ‘Bantu’. Nas palavras de um dos seus músicos, Firmino Pascoal, este é um disco em homenagem ao povo africano.
Partilhar
Música Africana numa Lingua Universal única
De pai português e mãe angolana, o músico nasceu em Luanda e embora tenha começado a cantar sons mais pop, a atenção musical direcionou-se para o afro musica.
Segundo Firmino Pascoal, ‘há uma evolução neste trabalho no aspecto em que é um trabalho mais conceptual’ – os temas estão todos direccionados para uma linha mestra e a nível sonoro tem uma mistura que é mais homogénea.
Nas suas palavras, ‘este trabalho surge em jeito de homenagem ao povo negro. Além disso, houve uma especial atenção à percussão, já que os instrumentos utilizados pela banda estão directamente ligados à raça negra.
Por ser um angolano na diáspora, Firmino Pascoal vê necessidade de impor na sua música referências à sua terra natal embora tenha um gosto musical alargado.
A contar já com dez anos, o projecto do Musidanças surge a partir da vontade que Firmino tinha em divulgar os Lindu Mona. ‘O Musidanças aparece porque eu não conseguia ter expressão’ . Na altura da sua criação, o género musical em força era o rock. O músico acrescenta ainda que, ’em Portugal, que é um país misto, desde os árabes aos africanos, sente-se que só se ouve música anglo-saxónica.
Embora à partida, Bantu não pareça um álbum para os mais novos, um dos mentores do projecto afirma que, ‘este tipo de música poderá ser interessante porque estou a compilar algum material que vem do passado’.
Tracklist

- Komba
- Uazeka Uafu
- Imbila Muxima Uami
- Hoji Ua Kuka
- Unketo Makamba
- O Ngolo Ia Milonga
- Kalunga Luanda
- Ebancê Unguiá Onguedê
- Bantú
- Kaluben Kilulu
- Ngana Ngungu
Multimédia
Ouvir
Comprar álbum Bantu

Bantu
Komba
Uazeka Uafu
Imbila Muxima Uami
Hoji Ua Kuka
Unketo Makamba
O Ngolo Ia Milonga
Kalunga Luanda
Ebancê Unguiá Onguedê
Bantú
Kaluben Kilulu
Ngana Ngungu