Avançar para o conteúdo

Lindu Mona

Bantu (2010)

Fruto da pesquisa dos sons mais tradicionais angolanos, os Lindu Mona apresentam o seu segundo álbum ‘Bantu’. Nas palavras de um dos seus músicos, Firmino Pascoal, este é um disco em homenagem ao povo africano.

Partilhar

Música Africana numa Lingua Universal única

De pai português e mãe angolana, o músico nasceu em Luanda e embora tenha começado a cantar sons mais pop,  a atenção musical direcionou-se para o afro musica.

Segundo Firmino Pascoal, ‘há uma evolução neste trabalho no aspecto em que é um trabalho mais conceptual’ – os temas estão todos direccionados para uma linha mestra e a nível sonoro tem uma mistura que é mais homogénea.

Nas suas palavras, ‘este trabalho surge em jeito de homenagem ao povo negro. Além disso, houve uma especial atenção à percussão, já que os instrumentos utilizados pela banda estão directamente ligados à raça negra.

Por ser um angolano na diáspora, Firmino Pascoal vê necessidade de impor na sua música referências à sua terra natal embora tenha um gosto musical alargado. 

A contar já com dez anos, o projecto do Musidanças surge a partir da vontade que Firmino tinha em divulgar os Lindu Mona. ‘O Musidanças aparece porque eu não conseguia ter  expressão’ . Na altura da sua criação, o género musical em força era o rock. O músico acrescenta ainda que, ’em Portugal, que é um país misto, desde os árabes aos africanos, sente-se que só se ouve música anglo-saxónica.

Embora à partida, Bantu não pareça um álbum para os mais novos, um dos mentores do projecto afirma que, ‘este tipo de música poderá ser interessante porque estou a compilar algum material que vem do passado’.

@Eliana Silva

Tracklist

  1. Komba
  2. Uazeka Uafu
  3. Imbila Muxima Uami
  4. Hoji Ua Kuka
  5. Unketo Makamba
  6. O Ngolo Ia Milonga
  7. Kalunga Luanda
  8. Ebancê Unguiá Onguedê
  9. Bantú
  10. Kaluben Kilulu
  11. Ngana Ngungu

Multimédia

Ouvir

Comprar álbum Bantu

× Olá lusofonia!