O Musidanças é um dos movimentos responsáveis pela apresentação de muitos artistas hoje reconhecidos no panorama nacional e não só, como: Guto Pires, Braima Galissa, FernandoTerra, Lindu Mona, Celina Pereira, Nancy Vieira, Theo Pascal, Sara Tavares, Melo D, Maré Nostrum, Daskarieh, Terrakota, Francisco Naia, Ngoma Makamba, e as revelações de Tristany, Dama Bete, Aline Frazão e HMB.
Posiciona-se como um elo entre estas culturas, acreditando que o segredo e a qualidade estejam na mistura. Festival de música e dança tem como objetivo em particular mostrar a música e a dança da Lusofonia e em geral mostrar as Artes das Comunidades Lusas.
Pretende estabelecer parcerias com entidades envolvidas em projetos lusófonos, visando reconhecer, apoiar e promover o encontro entre estas culturas.
Ao longo dos vinte anos de existência, o Festival contou com o apoio de mais de 50 Instituições e Organizações que promovem a difusão da dança, da poesia, da arte e da música cantada por intérpretes de língua portuguesa.